quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PERIGO: Facebook

O Facebook pode ser uma ferramenta muito perigosa. Ai pode, pode. 
A começar no facto de que tudo o que ali publicamos fica gravado para sempre num servidor qualquer do outro lado do mundo e nunca mais o podemos apagar... começamos bem, hein?! 
Isto, só por si, já devia ser justificação suficiente para a sua "perigosidade". Mas não é. Pelo menos para mim que continuo a usar e abusar da FB. 
Perigosos são os comentários, as farpas atiradas ao desbarato para quem quiser apanhar e quem as publica assobia para o lado como se nada fosse, ao invés de "os"ter no sítio e usar a ferramenta do "mencionar"ou "identificar". Assim, ao menos podíamos dizer muita coisa sobre os autores, mas não acusá-los de falta de coragem. 
Os posts sobre o Benfica- perigosíssimos!!!! Ninguém com dois dedos de testa se atreve a fazer um post pejorativo sobre o "Glorioso" (bahhh) e não esperar que uma multidão comece imediatamente a dar aos dedos em defesa da Sua honra. 
Depois temos as fotos- my favourite part!!! Fico a saber da vida de quase toda a gente, se não pela foto publicada, pelos comentários, porque há sempre alguém que explica onde foi tirada, por quem, quando... é genial. Muito melhor do que antigamente quando tinhamos que telefonar à pessoa para saber dela. Agora não. Vamos ao FB e sabemos se passou férias na Patagónia ou no camping da Costa da Caparica, que vai casar, que se separou ou que agora tem uma relação aberta. Perde-se portanto o contacto directo com os outros seres humanos. (Se querem saber de mim, telefonem por favor porque eu não actualizo o meu estado há algum tempo e não publico fotos há outro tanto). 
Os lembretes de Aniversário para mim são a melhor ferramenta e já me salvaram algumas vezes, mas confesso que o Facebook para mim começa a ser uma fonte de pequenas "raivinhas", de motivo para "cortar na casaca" daquela e gozar com as fotos daquele... esta a tornar-se perigoso para a imagem que tenho de mim própria: boa pessoa. 
No dia em que começo a responder a posts porque me senti atacada e dou por mim a pensar: "TOMA! Agora responde lá a esta!!!" ao mesmo tempo que clico em "Publicar" é o dia (foi hoje, já agora) em que acho que se calhar a minha vida Facebookiana já esteve mais longe de acabar. 







2 comentários:

  1. A vantagem dos blogues em relação ao FB é o anonimato. Como podemos administrar os comentários, podemos também evitar alguma pista de identificação que aí seja dada. E a questão das fotografias é esta: se não incluem nudez nem situações humilhantes ou confrangedoras, eu não tenho problema algum em que subsistam na blogosfera ad eternum... Com o bebé, tento é não o mostrar no seu estado actual, para não ser reconhecido por alguma remota coincidência. Sendo do passado, é mais difícil, pois os bebés crescem muito depressa e modificam muito, ao ponto de depressa não serem reconhecíveis.

    Beijinhos (e, já agora, vamos ter alguma fotografia, ainda que discreta, do Baby F, que não tirada ontem?)

    ResponderEliminar
  2. Aiiii, isso não sei se consigo... nem no meu FB tenho fotos do Baby F., sou muito mariquinhas com fotos na internet, mas pode ser que me passe e daqui a uns tempos publique uma ou outra, muuuuito discreta ;)

    ResponderEliminar