segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Os grupinhos do paredão

Já há 2 meses que faço as minhas caminhadas matinais no paredão e começo a reconhecer as caras dos que, como eu, todo o santo dia vão bater pé para a beira-mar e começo também a perceber que existem (pelo menos para mim) 4 grandes grupos de caminhantes/corredores:

- Os que querem perder peso e/ ou manterem-se saudáveis;
- Os da 3ª idade que dão 5-0 a qualquer puto de 17 anos;
- Os pintas e as boazonas ( até podem não ser boazonas, mas elas acham que sim...);
- Os penetras.

Do primeiro grupo não há grande coisa a dizer... têm alguns quilos (ou muitos) a mais e decidiram que esta é uma boa forma de queimar as calorias. Uns ganham gosto pela coisa e mesmo depois de alcançarem o seu objectivo, passam para o sub-grupo dos que se querem manter saudáveis e  continuam a caminhar/correr regularmente passando mais tarde para o grupo da 3ª idade que dá 5-0 a qualquer puto de 17 anos.
O grupo da 3ª idade é um espectáculo! Eles passam por nós, que julgamos estar a passo acelerado, como se estivéssemos parados. Juro que dou por mim a pensar: "Então mas eu adormeci por segundos e desacelerei ou quê??" Não, não desacelerei, eles é que já têm muitos anos daquilo e têm uma genica de meter inveja... Dos que correm então nem vou falar... é desnecessário. Vão viver até aos 100 anos de certezinha!
Os pintas e as boazonas são o grupo que entretém os restantes 3 e por isso vou certamente perder mais tempo aqui.
 Eu levo o ipod para me distrair mas há dias em que bem lhe podia poupar a bateria porque os pintas e as boazonas são bem melhor que qualquer musiquinha da Lady Gaga. Eles andam, regra geral, em tronco nu, com o cabelo carregadinho de gel e normalmente aceleram a corrida (sim, porque pintas que é pintas tem que ir a correr!) quando passam pelas boazonas. Elas andam de calças bem justinhas, tops perigosamente decotados e de cores garridas, último modelo da Nike nos pés, cabelo solto (que dá um jeitão quando começam a largar o maldito suor), colares e pulseiras, e claro, vão maquilhadas. As que "correm", na realidade não correm, andam a passo acelerado e saltitam ao mesmo tempo. Hoje passou uma por mim e confesso que tive pena... a rapariga ía com umas leggings pretas, do tamanho abaixo do dela,  completamente esticadinhos e via-se ao longe o fio dental. Só me apetecia ir a correr atrás dela e oferecer-lhe uma fraldinha do Baby F. que ela pudesse por à cintura. São o grupo mais colorido, sorridente, agradável à vista e tema de conversa para os restantes grupos.
Por último, os penetras. Os Penetras são aqueles que vão para o paredão com calças e sapatos de fato, e de camisa na mão- é verídico! Os mini penetras deviam estar no liceu mas escapuliram-se com a namorada/o e são denunciados pela mochila às costas.
Eu pertenço definitivamente ao 1º grupo, mais que não seja porque tenho uns quilos a mais que teimam em não sair deste corpinho desde que o Baby F.nasceu,  tenho menos de 60 anos, não uso tops decotados nem me maquilho para as caminhadas e, infelizmente, já não estou na fase de andar de mochila às costas.
Espero vir a pertencer ao sub-grupo dos que se querem manter saudáveis e mais tarde aos da 3ª idade, mas não garanto nada. Dois meses de caminhadas diária são o máximo que já fiz até hoje de exercício regular.
Uma coisa é certa, pertençam ao grupo que pertencerem, estão melhor no paredão do que enfiados num sofá a comer batatas fritas.






1 comentário:

  1. Acho que falta um quinto grupo, Diva: os que estão no paredão "em espírito". Ou seja, "moi". Ainda está para vir o dia em que ganhe coragem para essas transpiradelas!

    ResponderEliminar