sexta-feira, 28 de junho de 2013

Big Brother

O meu Big Brother fez 39 anos. O tempo passa tão rápido... Eu tenho sempre dificuldade em 'encaixar' a sua idade, talvez porque cada vez mais, também tenho dificuldade em 'encaixar' a minha... E sou 11 anos mais nova. Que faria se não fosse?!
O meu mano foi o meu segundo Pai. Ainda hoje o é. Com a diferença de idades é natural que assim seja e nós temos pais que toda a vida trabalharam de sol a sol e nós passávamos muito tempo juntos e sozinhos. Os ralhetes era ele que mos dava, era o primeiro a chegar ao hospital em caso de acidente, ajudava-me nos trabalhos de casa e muitas vezes acabámos a estudar juntos.  Eu aprendia a escrever a direito numa folha pautada, ele preparava-se para os exames do secundário sempre a passear pela casa de bola nos pés. Muitos candeeiros e jarras se partiram pelo caminho mas ele é mestre a remendar, coisas e situações. Até o candeeiro de vidro fosco sob o qual jantávamos estava colado com super cola. A nossa mãe demorou anos a dar conta e a resposta do meu dele foi simplesmente: "Ai, isso já foi há tanto tempo que já passou o prazo para te chateares..." E assim se safou, como se safa sempre, cada vez que abre a boca, porque foi abençoado com o dom da palavra. Não existe água neste mundo que não lhe vá parar ao moinho. 
A primeira vez que tomei consciência disso era miníma... Fiz-lhe uma data de desenhos ( um dele do Taz da Tasmânia, que ele adorava) e quando lhos entreguei ele sorriu imenso, fez olhinhos, elogiou-os grandemente e depois pediu-me que os guardasse no meu quarto porque ele não tinha muito espaço livre e não os queria estragar. WTF??? E eu alinhei, sorri e guardei-os religiosamente na minha gaveta. WTF??? Que me lembre foi a primeira vez que me deu a volta, sem eu sequer perceber.  
Sempre abdicou de tardes na rua com amigos porque não me podia levar arrastada, mas convencia-os a plantarem-se tardes inteiras lá em casa e incluía-me nas brincadeiras dele, nas actividades... Participei em filmagens de videoclips de covers dos U2, sketches dos programas do Herman... Graças a ele comecei muito cedo a ver filmes sem legendas ( e o meu Inglês agradeceu!), treinei o ouvido para Pop, Rock, Punk, Grunge... Sabia quem era a Alanis Morissette e os Pearl Jam quando as minhas amigas sabiam quer eram os Mini-stars. 
Íamos ao cinema ver filmes que nem sempre eram para a minha idade, mas eu calava-me muito caladinha porque não queria correr o risco de me tirarem aquelas tardes. 
Ensinou-me ( ou tentou) a arrumar as coisas, a organizar, mas acabava sempre a ser ele que me arrumava o quarto. Na altura não fazia ideia, hoje sei que o ajuda a relaxar. 
O tempo passa e eu continuo a olhar para ele cheia de orgulho e de peito inchado como fazia quando era pequena e ele me ia buscar ao colégio deixando um rasto de suspiros atrás. Hoje percebo o que é que as raparigas do 9o ano queriam comigo... Elas não achavam grande piada à miuda da 4a classe, gostavam muito era do seu irmão mais velho. 
Hoje é um marido carinhoso, um Paizão de três e continua a ser o meu mano, meu segundo Pai e o homem que eu mais admiro, pela forma como vive a vida e como se relaciona com as pessoas. 
Parabéns mano! Gosto muito, muito de ti. 





Nós, há muitos, muitos anos atrás. 

Sem comentários:

Enviar um comentário