sábado, 15 de junho de 2013

Um Terror de noite

Ontem à noite estava a ver que enfartava! 
O pequeno F. desatou numa choradeira gritada duas horas depois de adormecer. O pai correu ( e pelo meio ía partindo o cócix) agarrou nele e a criança parecia em transe, nem vou descrever a cena toda porque até me custa relembrar.  Dez ( longos) minutos depois, já estava mais calmo mas ainda um pouco assustado, nervoso e ensonado. Demos-lhe um biberão, ele bebeu,  voltámos a pô-lo na cama e ele dormiu o resto da noite muito tranquilamente. 
Eu e o pai é que não! 
Hoje de manhã borrifei-me para o facto de ser Sábado e assim que me pareceu ser uma hora minimamente aceitável telefonei à pediatra, uma jóia de mulher que me atende sempre o telefone sem nunca reclamar. 
Tendo em conta a minha descrição muito provavelmente foi um episódio de " terrores nocturnos", uma espécie distúrbio do sono. Não confundir com pesadelos, nesses eles acordam e depois choram porque se recordam do que sonharam ou porque ainda estão assustados. Nos terrores nocturnos eles não estão acordados, estão a dormir embora possam estar inclusivamentede olhos abertos. 
Foi uma cena terrível, é um facto, mas para nós que nos lembramos de tudo e passámos a noite em alerta geral. O pequeno F., graças a Deus ( e caso tenham sido mesmo TN) não se recorda de nada. 
Hoje acordou às mil maravilhas, de sorriso na cara e pronto para a brincadeira. Já eu sentia-me como se tivesse levado um enxerto de tareia, tal não foi a camada de nervos. 
Claro que, burra que só eu, antes de telefonar à pediatra comentei com uma amiga o que tinha acontecido e claro está, mais valia ter estado caladinha porque há sempre um primo do tio da mãe de uma amiga que tem um filho... Conhecem a história, certo? 
Agora é rezar para não voltar a acontecer porque embora já saiba o que é e como proceder, não se faz isto a uma mãe. Esta criança ainda me vai ' matar do coração'. Ai vai, vai. 


2 comentários:

  1. Lembro-me de me ter acontecido isso com a filha mais velha e de eu ter ficado gelada de terror. Ou seja, o terror nocturno foi também meu! Mas pelos vistos é relativamente frequente.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  2. Ai Miú, é horrível de facto, mas o facto se ser relativamente comum e de não representar perigo nenhum para eles deixa-me mais descansada. Quem passa a noite em ' terror' somos mesmo nós ! :)

    ResponderEliminar